Agricultura e Pecuária Sustentáveis – Agroecologia

Foto aérea do Sítio do Moinho, projeto de agricultura orgânica em Itaipava, Rio de Janeiro.


Desde a década de 80, no contexto de projetos de gerenciamento de grandes unidades de produção agrícola e pecuária, a Agrosuisse já incorporava os princípios da sustentabilidade. Por esse motivo, a Agrosuisse é uma das empresas pioneiras no desenvolvimento da agricultura e da pecuária sustentável no Brasil, aplicando metodologias desenvolvidas especificamente para esta área.

A Agrosuisse vem trabalhando com uma visão holística nos diversos sistemas de produção, baseando-se nos princípios de conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. Esses princípios, aliados à racionalização das atividades agropecuárias, têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção de alimentos com segurança para produtores e consumidores.

As tendências mundiais apontam para o consumo cada vez maior de produtos gerados por tecnologias limpas e compatíveis com o desenvolvimento sustentável do planeta. Os princípios filosóficos que movem o consumidor a buscar esses produtos se traduzem em questões práticas tais como a preocupação com o uso indiscriminado de agrotóxicos, a erosão e a desertificação de solos e a contaminação das águas.

A formação profissional busca demonstrar, através de experiências inovadoras, a possibilidade efetiva de construção, em bases socioambientais, de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e, a partir dos aprendizados produzidos por estas experiências, estimular a difusão e incorporação das técnicas de produção agro ecológicas.

Essa formação é baseada na aplicação e divulgação das alternativas tecnológicas propostas pela Agroecologia em contraposição aos métodos convencionais de adubação, controle de pragas e doenças e manejo de solo e com orientação conforme a tecnologia desenvolvida pelas correntes da Agroecologia (biodinâmica, orgânica, natural, permacultura, etc.).

Serviços disponibilizados:

  • Diagnóstico técnico/financeiro, elaboração e implantação de projetos de produção vegetal e animal;
  • Gerenciamento técnico e financeiro de unidades de produção;
  • Planos de produção incluindo alternativas sustentáveis para adubação, controle de pragas e doenças, manejo do solo e pastagens;
  • Plano de conversão para sistemas de produção sustentáveis dentro dos princípios da agroecologia, contemplando a produção orgânica, natural, biodinâmica e permacultura;
  • Desenvolvimento de Redes de Comercialização.