A empresa

Stand da Agrosuisse em 2005 na Biofach, maior feira de produtos orgânicos do mundo em Nuremberg na Alemanha.

A Agrosuisse é uma empresa de consultoria com 37 anos de experiência na execução de importantes trabalhos na área da agricultura e agroindústria no Brasil e alguns países no exterior, em especial na América Latina e África.


Nossa história

A Agrosuisse fundada em 1982, é uma empresa voltada a prestação de serviços de consultoria e assessoria para produtores rurais, empreendedores e agricultores. Desde o seu início, a empresa oferece serviços diversificados e direcionados a um amplo leque de clientes, não só à produção agropecuária, mas também à transformação agroindustrial. Seus clientes são pessoas físicas e pessoas jurídicas do setor público, privado e terceiro setor. Nesses anos Agrosuisse trabalhou, sobretudo, na gestão agropecuária e agroindustrial de atividades de produção animal, vegetal e florestal.

A década de 1990, a atenção aos impactos ambientais da ação humana se exacerbou: no Rio de Janeiro, representantes dos governos mundiais, na Eco 92, debateram estratégias para tornar a sociedade e a economia mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, a Agrosuisse começou a incorporar preocupações sociais e ambientais em seus projetos. Foi também responsável pela gestão de alguns projetos pioneiros de agroecologia e produção orgânica no Brasil.

A empresa chegou nos anos 2000 com experiencia acumulada na gestão de projetos de agricultura e pecuária sustentável. Com essa bagagem, tem trabalhado para ampliar o escopo da sua atuação. A Agrosuisse constituiu uma rede de parceiros que a permitem hoje atuar não só na gestão da produção e na agroindústria, mas também participa no fortalecimento de organizações do setor e na execução de programas de desenvolvimento rural. Simultaneamente, também aumentou a extensão de suas atividades, tendo levado sua experiência acumulada a todos os biomas do Brasil e a outros países da América do Sul, Europa e África.

Hoje, a Agrosuisse é uma empresa reconhecida pela sua expertise em produção sustentável de alimentos e conservação dos recursos natural e desenvolve trabalhos em todos os elos da cadeia de negócios, participa do fortalecimento de organizações representantes do setor e assessora programas de desenvolvimento rural sustentável.


Área de intervenção


Nossa equipe

Fábio Ramos

Sócio-diretor da Agrosuisse. É zootecnista e possui mestrado em sociologia. É consultor internacional em agroecologia e agricultura orgânica com mais de 38 anos de experiência de assessoria a grandes e médias propriedades agrícolas, a organizações não governamentais em trabalho com pequenos produtores; a associações do setor orgânico na definição de estratégias de desenvolvimento do setor; e ao governo brasileiro na construção do marco legal da produção orgânica. Desenvolve o seu trabalho no Brasil e em outros países da América Latina e em África.

Eduardo Guimarães

Responsável técnico da Agrosuisse. É agrônomo com 14 anos de experiência de desenvolvimento de sistemas produtivos orgânicos e agroecológicos, assessoria a produtores rurais e formação de redes de cadeia de suprimentos.

Eduardo Azeredo

Consultor a Agrosuisse. É agrônomo com experiencia em gestão de sistemas agrícolas sustentáveis e têm desenvolvido métodos de sensoriamento remoto aplicado à produção rural sustentável.

Francisco Magalhães

Consultor da Agrosuisse. Tem 25 anos de experiência em adequação de sistemas produtivos para a certificação para a agricultura orgânica e na Avaliação de Impacto Ambiental de atividades agropecuárias.

José Ferreira

Consultor da Agrosuisse. É agrônomo e sociólogo com experiência em análise socioeconômica de sistemas agropecuários e desenvolvimento da multifuncionalidade das propriedades rurais.